top of page
Search

QRP L-Match Tuner

  • Writer: Carlos Gomes
    Carlos Gomes
  • Feb 9, 2019
  • 3 min read

Updated: Jan 10, 2023


O L-Match Tuner trata-se e de um circuito adequado para adaptar a impedância entre uma antena não balanceada (por exemplo: uma Vertical, um L Invertido um Dipolo em tensão) e um transceptor. Na sua saída apresenta dois terminais, um serve para ligar a antena e o outro para ligar a terra ou um sistema de radiais. Existem na Internet inúmeras esquemas, a minha escolha recaiu sobre o representado na figura 1, porque permite adaptar altas e baixas impedâncias, o que na prática tem-se mostrado útil.

Figura 1

Componentes O circuito foi construído com material existente na minha “caixa de sucata” com a excepção do condensador, comprado no eBay. Os valores do condensador e da bobina não obedecem a nenhum critério, no entanto é fácil de perceber que quanto maior for o valor do condensador e da indutância, maior será a capacidade para adaptar impedâncias, do L Match Tuner.

Na escolha da ferrite para a bobina deve ter em conta a potência e frequência que pretendemos aplicar no L Match Tuner. Neste circuito usei uma a Amidon FT-140-43, que já possuía, no entanto existem núcleos mais adequados para este tipo de montagem. A construção da bobine deve ser cuidada, de forma a permitir solda-la directamente no Comutador Rotativo, (Fotografia 1)

O número de espiras não foi calculado para se obter uma indutância determinada. Quantas mais espiras tiver a bobine, mais indutância ela vai ter (desde que o núcleo não sature) dando uma margem maior para ajustar impedâncias de antenas.

O numero máximo de espiras, que mecanicamente a ferrite suporta, é determinada, calculando o perímetro interior da ferrite dividindo pelo diâmetro do fio de cobre. A esse número devemos diminuir algumas espiras porque o nosso enrolamento nunca será muito perfeito.

O numero de pontos de ligação da bobine, tomadas, depende do numero de posições do comutador rotativo. Quantas mais posições tiver o comutador rotativo mais fino será o ajuste que poderemos fazer, 12 posições é uma boa escolha.

Fotografia 1

QRP SWR Meter O transceptor QRP que utilizo com este L Match é um Yaesu FT-817ND, que tem um medidor de ROE um pouco tosco, por isso resolvi adicionar ao L Match um circuito para fazer a mediada da ROE com mais precisão. A escolha recaiu sobre um esquema usado num Tuner Chinês vendido no eBay (Figura 3). Para ter melhor visibilidade durante o dia substitui o LED por outro de Alto Brilho. Existem outros circuitos com o mesmo principio de funcionamento mais simples de realizar (Figura 4)

Figura 3

Figura 4

A montagem foi feita dentro de uma caixa de derivação. Pode ver o aspecto final na fotografia 2

Fotografia 2

Como operar o L-Match A operação do L-Match é extremamente simples:

1. Começamos por rodar o comutador da indutância até obter a máxima recepção de um sinal qualquer. 2. Ajustamos o condensador para optimizar a recepção do mesmo sinal. 3. Comutamos o interruptor para colocar o medidor do ROE no circuito. 4. Pomos o emissor no “AR” e ajustamos o condensador até que o LED se apague ou fique com pouco brilho. 5. Retiramos o medidor de ROE do circuito

Esta operação pode ser repetida as vezes que forem necessárias até obter o melhor resultado. Caso o resultado obtido não seja satisfatório poderá sempre alterar o comprimento da antena que pretende sintonizar. Testes Nos testes que realizei, confirmei que o L-Match é muito eficaz, sintonizando com bastante facilidade um fio longo em todas as bandas de HF. O L-Match tem tido a capacidade de ajustar, em todas as circunstancias e configurações, um fio com 10 metros que me serve de antena, ao qual junto um radial com o mesmo comprimento.

O medidor de ROE também faz o seu papel com distinção, quando o LED fica com pouco brilho o ROE não passa de 1:1,5, quando se apaga completamente a taxa de ROE é de 1:1(ver video). Este L-Match tem servido para ajustar a antena nas minhas activações SOTA. A operação SOTA exige versatilidade, simplicidade, pouco peso (cerca de 300g) e reduzido volume.


    bottom of page